sexta-feira, 15 de abril de 2011

Exercícios para o combate da TPM




Tem mulheres que simplesmente odeiam quando se aproximam do período menstrual. Na semana que antecede a menstruação, pode até parecer que estão numa uma montanha-russa emocional, com numerosas flutuações do humor, crises de choro, fadiga e ansiedade. Esses sintomas podem estar associados a outras queixas físicas.
As estimativas apontam que 80 % das mulheres sofrem algum tipo de sintoma da tensão pré-menstrual.
É bastante comum. Quantas mulheres que você conhece dizem que não apresentam sintomas e estão bem antes do período menstrual?
Existem duas classes principais de sintomas: somáticos, que podem ser sensações físicas ou corporais, e emocionais.
Para piorar ainda mais as coisas, é comum as mulheres enfrentarem a idéia de que a TPM é um problema da cabeça das mulheres, ou algo sobre o que se faz piadas.
Ainda existem pessoas que pensam assim. Há muitos preconceitos que vêm de muitos anos atrás, quando a medicina era dominada por indivíduos que nunca experimentaram esses sintomas - os homens.
Exercícios e endorfinas
Existem inúmeros tratamentos empregados pelos médicos para combater os sintomas da TPM: medicamentos prescritos, suplementos vitamínicos e mudanças no estilo de vida - que incluem alterações na dieta, terapias cognitivas (como o relaxamento e a diminuição do estresse) e a prática de exercícios.
Hoje acredita-se que existe uma correlação entre a atividade física e a redução nos sintomas da TPM. Está relacionado com o sistema endócrino e as endorfinas. A TPM é uma espécie de depressão, existindo vários achados em comum entre o diagnóstico de depressão e TPM.
As endorfinas são produzidas por algumas células e funcionam como moduladores da dor. Uma das teorias que explicam que a depressão, e subseqüentemente a TPM, baseia-se em distúrbios das endorfinas. Indivíduos com depressão apresentam limiar mais baixo para a dor, quando comparados com pessoas normais.
Conseqüentemente, essas pessoas não conseguem ignorar a dor e sofrem com maior intensidade. Elevando a concentração de endorfinas, como através da atividade física, é possível produzir uma sensação de bem-estar e tranqüilidade.
Estudos sobre TPM
Vários estudos apontam a importância da atividade física no combate aos sintomas da TPM, incluindo um trabalho realizado na University of British Columbia, em Vancouver, onde pesquisadores submeteram oito mulheres sedentárias a corridas de cerca de 20 km por semana durante seis meses. No final do estudo, elas apresentavam menos episódios de dor nas mamas e alterações do humor na semana anterior à menstruação, em comparação com a fase anterior ao estudo.
Não descarte os benefícios da atividade física
Realmente, após os estudos publicados, se recomenda a prática de exercícios, e a maioria das mulheres relatam melhora significativa dos sintomas. Isolados ou não, os exercícios ajudam. Mesmo para quem não seja ligada em atividade física, a prática de exercícios para aliviar os sintomas da TPM resulta em uma significativa melhora.
Além de diminuir ou até mesmo desaparecer com as dores nos seios, até mesmo a mente parece mais regular na semana anterior, afirmam os pesquisadores

0 comentários on "Exercícios para o combate da TPM"

Postar um comentário

 





Danielle Sat Copyright © 2009 Shopping Bag is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal