
A dança contemporânea surgiu como nova manifestação artística, sofrendo influencias tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas . Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente,urbanizão, propagação e importancias da media, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.
Dança e Educação
Verderi (2000) considera a educação como evolução e transformação do indivíduo, considerando a dança como um contínuo da Educação Física, expressão da corporeidade e considerando o movimento um meio para se visualizar a corporeidade dos nossos alunos, a dança na escola deve proporcionar oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os seus domínios do comportamento humano e, através de diversificações e complexidades, o professor possa contribuir para a formação de estruturas corporais mais complexas.
Por estes motivos, segundo Nanni (1995), deve-se trabalhar a dança na escola pois ela estabelece limites usando os movimentos, isso viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização, pois leva o indivíduo saber o que ele é, sua relação com o objecto e a notável social e pessoal.
O ensino da dança nas escolas brasileiras deve ser abordado dentro do conteúdo Artes, (Teatro, Música, Dança e Artes Plásticas) segundo os Parametros Curriculares Nacionais. A abordagem da dança dentro do contexto da educação física deve auxiliar no preparo físico para que os profissionais de artes possam actuar.
0 comentários on "História"
Postar um comentário