Mas, como lidar quando tal criaturinha já está passando dos limites da chatice, se revelando uma verdadeira mala sem alça?
- Procure um Acordo: Tente achar uma solução em que todos saiam ganhando. Pense no que você quer e no que o outro quer, e veja se é possível ceder algo. Para sair de um impasse, procure um assunto sobre o qual vocês concordem, desde um detalhe pequeno, como o tempo que ambos têm para discutir, até algum princípio fundamenta- o fato da questão, por exemplo, ter a ver com justiça. Isso melhora o clima da negociação, tornando-a mais conciliatória.
- Use uma Linguagem Corporal Assertiva: Em situações de conflito, é útil estar o mais relaxado fisicamente possível. Evite movimentos rápidos, bruscos, e posturas defensivas ou agressivas. Tente parecer o mais aberto e acessível que puder, para indicar que está preparado para ouvir. Incline seu corpo levemente em direção à pessoa para indicar sua disposição em se comunicar e se entender bem. Evite cruzar os braços ou pernas, pois são gestos do tipo “barreira” que indicam postura defensiva.
Aceite as opiniões da outra pessoa com sinais de cabeça e mantenha olho no olho para indicar que está ouvindo. Explique que você não concorda necessariamente com o que a outra pessoa diz -frases úteis são, por exemplo, “eu preciso pensar nisso com mais calma depois” ou “é possível”.
- Mantenha-se Equilibrado: para transmitir força e clareza, seu tom de voz tem de ser forte e claro. Vozes nervosas têm um tom frágil e trêmulo e implicam que você receia ser engolido pelo ponto de vista da outra pessoa. Para soar mais explícito e decidido, certifique-se de respirar bem, inalando profundamente. Você pode praticar soar mais explícito baixando o tom da voz. Faça uma declaração forte num tom de voz volumoso, por exemplo, “Não, eu não quero fazer isso”. Conforme chegar ao final da frase, faça um movimento decidido para baixo com a mão. Você verá que seu tom também baixo, fazendo com que você transmita uma autoridade firme.
- Pratique Alguns Exercícios de Respiração: respirar profundamente. Então, ao exalar, tente projetar sua voz pelo quarto. Projete a voz pronunciando cada consoante claramente e falando mais alto do que o usual. Se sentir a garganta apertada, tente bocejar – discretamente – para alongar e relaxar esses músculos tensos. Lembre-se: Escolha as palavras com cuidado ao lidar com conflitos – seja honesto e positivo, mas tenha tato.
0 comentários on "Como Lidar com Pessoas Difíceis"
Postar um comentário